Agronegócio: exportações recordes e a importância do planejamento rural

Agronegócio: exportações recordes e a importância do planejamento rural

Ao contrário do cenário de crise mundial, o ano de 2020 está sendo de exponencial crescimento para o agronegócio. Na contramão dos vetores econômicos, o agronegócio vem se mostrando a principal engrenagem do setor produtivo brasileiro.

No último dia 27 de outubro, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA da Universidade de São Paulo – USP divulgou estudo demonstrando que entre janeiro e setembro do ano de 2020, houve um crescimento de 16% na exportação de produtos pelo agronegócio brasileiro. Essa alta corresponde a um faturamento de US$ 79 bilhões de dólares.

De acordo com o referido centro de estudos, o aumento da exportação ocorreu nos mais variados seguimentos agropecuários, tendo como um de seus destaques a exportação de açúcar, que cresceu 71%. Entre os importadores, o que chamou mais atenção foi a China que foi responsável pelo consumo de 37% de todos os produtos exportados.

A expansão do agronegócio para exportação, sobretudo em momentos de crise como o que estamos vivendo, demonstra a grande importância do seguimento para economia brasileira.

Porém, diante do cenário de instabilidade e incertezas na economia mundial, é imprescindível que o produtor rural se atente às necessidades de melhor estruturação do setor e planejamento futuro eficiente, de modo a garantir o aumento da produtividade e lucratividade do seu negócio, para que o crescimento exponencial observado em 2020, seja sustentado e, até mesmo, superado no período pós pandemia.

Fechar Menu
WhatsApp chat