Dia do Agricultor

Dia do Agricultor

No dia do agricultor, reflexões importantes sobre o futuro do agronegócio, ainda mais em tempos de pandemia, servem como homenagem aos protagonistas do setor, um dos pilares do país.

Como não há sucesso sem um alicerce forte, os protagonistas do agronegócio brasileiro são aqueles que, no dia a dia, se preocupam com toda a cadeia de produção. Mesmo diante de uma inédita pandemia, e apesar de alguns setores terem sofrido muito mais do que outros, a resiliência do mundo rural nacional permite que a realidade seja vista com maior otimismo do que o contrário.

O produtor brasileiro das mais variadas escalas, que já vinha buscando sofisticar o seu negócio de acordo com a realidade tanto nacional quanto internacional de seus respectivos mercados, colocou muito do seu aprendizado em prática quando a crise sanitária bateu na sua porteira. O que não significa, muito pelo contrário, que os desafios estão todos superados.

No universo agrícola, a partir de agora, em um cenário em que o coronavírus se soma a eventuais batalhas comerciais entre gigantes como China e Estados Unidos, controlar cada centavo, cada gota de água e cada insumo passa a ser mandatório. Mergulhar no universo tecnológico, por meio de parcerias com startups ou gigantes da área tecnológica, é também um caminho que tende a levar a bons lucros. Produção sem uma visão transversal, em que os impactos negativos ambientais e sociais não sejam devidamente controlados, também vai gerar perdas, tanto no cenário comercial interno quanto, principalmente, no externo (Fonte: Estadão).

Fechar Menu
WhatsApp chat